Não perca o rumo contábil de sua empresa: 8 dicas para manter sua saúde financeira

Grande parte das pessoas que sonham em ter seu próprio negócio passam por um grande problema: o descontrole financeiro.

Mas acredite: negligenciar esse tema pode levar sua empresa à falência!

Porém, esse descontrole não atinge somente a pessoa jurídica, mas também a pessoa física e pensando nisso é importante atentar à algumas dicas para manter o caixa em ordem e evitar gastos desnecessários.

Separe as despesas pessoais das empresariais

É extremamente importante separar os gastos pessoais dos da empresa. Confundir as receitas e despesas pessoais com as da empresa não funciona e pode resultar em falência para ambas as partes, por isso, contabilizar tudo de forma individualizada é a maneira mais simples de organizar as despesas.

Mantenha a pessoa jurídica separada da física e evite problemas desnecessários.

Controle o fluxo de caixa

Pode parecer muito chato e trabalhoso, mas anotar tudo o que entra e sai do caixa de sua empresa é extremamente importante para que o negócio tenha uma saúde financeira estável.

As tarefas corriqueiras, principalmente para o pequeno empresário, é a principal justificativa para anotar depois. O problema é que anotar depois pode se tornar uma grande armadilha para o seu fluxo de caixa, já que essa é uma das principais causas do descontrole financeiro empresarial.

Crie uma rotina e anote tudo, desta forma, você pode consultar a qualquer momento o seu extrato financeiro e o seu fluxo de caixa.

Assim, você saberá exatamente qual o rumo tomar e suas decisões sempre mais assertivas para o crescimento do negócio.

Faça um plano orçamentário mensal

John Maxwell, um dos principais especialistas de liderança do mundo, diz que quem tem um orçamento, deve orientar-se para onde ele precisa ir e não ser surpreendido para onde ele foi.

A partir deste ponto, vê-se a necessidade de um plano orçamentário mensal, que nada mais é do que um plano de onde gastar o dinheiro de sua empresa e como poupar mais.  Este orçamento pode ser feito em uma planilha ou de preferência num software de gestão.

Planeje

Uma mudança não precisa necessariamente ser brusca, ao contrário, ela pode ser gradual e bem planejada, para isso, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo, tanto para você quanto para sua empresa. Crie um cronograma para que as metas e os objetivos sejam atingidos, quando se tem um cronograma bem planejado é muito difícil ser pego de surpresa.

Tenha reservas de emergência

Qualquer um já passou por um algum inconveniente que causou um grande impacto financeiro, correto? Não tem sensação pior do que ser pego de “calças curtas”. Para evitar esse tipo de desconforto, o ideal é ter uma reserva financeira, para não se expor diante desses momentos de instabilidade.

Antecipe pagamentos

É muito inteligente e econômico verificar se existem contas com possibilidade de desconto para pagamento antecipado. O pagamento efetuado antecipadamente, além de economizar recursos, faz com que sua empresa tenha crédito e boa imagem perante os fornecedores.

Cuidado com as dívidas

Uma pequena despesa pode ser considerada inofensiva, porém, deve-se ter cuidado redobrado com a possibilidade de endividamento. Lembre-se a regra básica para uma gestão contábil eficiente é: gaste menos do que fatura.

Sendo assim, o gerenciamento das informações devem ser feitos de forma sistêmica e as dívidas devem ser controladas para que a contas não se tornem impagáveis.

Reduza os custos

Uma gestão contábil eficiente permite a análise e o corte de despesas excessivas, podendo ser feita uma análise para que esses custos possam ser reduzidos, e caso existam custos supérfluos, estes  possam ser cortados.

Viu só? Manter o rumo contábil é o essencial para o seu negócio.

Para isso, monitore seus gastos e crie planos para que não seja pego de surpresa. Consulte o seu contador à respeito, ele pode ser o seu maior aliado para fazer a gestão contábil do seu negócio e não deixar você perder o rumo.

Atentando às estas dicas é possível manter a saúde financeira da empresa e também a pessoal.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *