Plano de marketing para consultórios médicos: todos os fatos que você precisa saber

Como qualquer outro tipo de empresa, o marketing para consultórios médicos precisa ter um bom planejamento, já que o profissional ou profissionais que ali trabalham dependem também de divulgação dos serviços de saúde prestados para serem conhecidos e procurados pelos clientes.

O marketing para consultórios médicos terá, no planejamento, a base para todas as ações a serem realizadas para buscar crescimento e para se tornar conhecido no mercado.

O plano de marketing não é nada mais do que um planejamento das ações de marketing para consultórios médicos, procurando alcançar seus objetivos e conseguir aumentar o número de clientes e sua fidelização, aumentando também seu faturamento.

Desta forma, o plano de marketing deve ser visto como mais uma ferramenta de gestão para o consultório médico, que irá se tornar mais visto, mais lembrado e mais competitivo na área da saúde em que estiver inserido.

Como fazer o plano de marketing para consultório médico

No desenvolvimento do plano de marketing para consultórios médicos é preciso ter em mente o mercado de atuação e atender as regras do código de ética médico elaborado pela CFM – Conselho Federal de Medicina.

Todas as decisões tomadas no plano de marketing irão influenciar as campanhas a serem feitas e as atitudes tomadas para divulgar o consultório médico, e devem ser condizentes com o posicionamento do consultório médico na área de saúde.

De uma maneira básica, é preciso conhecer a área de saúde da região e analisar a participação do consultório nesse meio, tomando atitudes para aumentar a participação, fazendo do plano de marketing para consultórios médicos um guia para o futuro da empresa.

A criação e o desenvolvimento de um bom plano de marketing para consultórios médicos dependem do conhecimento de um especialista em marketing, já que se trata de uma área muito ampla e com inúmeras técnicas que podem ser aplicadas. Como se trata de um campo específico, o de saúde, o especialista poderá direcionar melhor as campanhas, atendendo as determinações do código de ética médico.

O plano de marketing deve representar o posicionamento do consultório médico, estando de acordo com a visão, a missão, os valores e os objetivos, tornando-se a vitrine, por assim dizer, do consultório médico, como se fosse uma amostra dos serviços prestados pelos profissionais.

O investimento deve ser feito criteriosamente, necessitando de um responsável pelo marketing, já que se trata de um passo importante para o consultório e para os profissionais que ali trabalham.

O profissional de marketing responsável pelo plano de marketing para consultórios médicos deve fazer o acompanhamento de tudo o que foi elaborado e das campanhas que serão realizadas, para que não apresentem erros ou divergências com relação às determinações do CFM e para que as campanhas resultem de forma positiva para o aumento de clientes.

Desde seu início, o plano de marketing deve ser registrado, com todas as ações anotadas, gerando um histórico para o consultório médico que, assim, poderá saber o que deu certo e o que precisa ser mudado.

Plano de marketing para consultórios médicos: valorizando os profissionais e a empresa

Mesmo que seja um consultório pequeno, um bom plano de marketing sempre valoriza o empreendimento. O plano de marketing para consultórios médicos vai auxiliar também no controle de custos e no registro de todas as ações que possam aumentar o número de clientes.

O plano de marketing não é obrigatoriamente um calhamaço de papéis, ou seja, não tem necessidade de ser um documento muito extenso. O que é preciso é que todas as ações sejam planejadas e anotadas para verificar o seu resultado.

Portanto, muito embora o profissional médico possa até ter certos conhecimentos de marketing, é importante contratar um especialista para a elaboração do plano.

Ações para a montagem do plano de marketing para consultórios médicos

A seguir, vamos conversar sobre as principais ações necessárias para a montagem de um plano de marketing para consultórios médicos:

  • Analisando o ambiente para fazer o marketing

A primeira das ações é fazer uma avaliação de como está o consultório médico e dos fatores internos e externos que podem influenciar suas atividades, além de conhecer bem o segmento de saúde e saber quais são as capacidades do consultório.

É importante colocar no papel as forças e fraquezas do consultório e o capital que será investido nas ações de marketing para que ele tenha sustentabilidade.

  • Conhecendo o público-alvo

O plano de marketing para consultórios médicos deve ser direcionado para o seu público-alvo, para a especialidade em que ele atua. Nessa parte do plano, é preciso analisar o mercado, verificando a demanda, o potencial e a taxa de crescimento da população, além do percentual dessa população que normalmente procura os consultórios médicos.

  • Conhecendo os concorrentes

Embora não seja tão ético falar em concorrência no setor de saúde, é certo que ela existe. Por isso, é importante avaliar quantas clínicas e consultórios médicos existem na cidade e na região voltados para a mesma área de saúde do consultório médico e conhecer um pouco mais sobre sua atuação entre os clientes.

  • Definindo ações e estratégias

Aqui vamos trabalhar com o objetivo do plano de marketing para consultórios médicos. O consultório vai procurar convênios com empresas ou com planos de saúde ou vai direto atrás de clientes? Para definir as ações é importante saber de onde está saindo o maior faturamento e avaliar onde é possível melhorar, dentro da capacidade de atendimento dos profissionais.

As ações devem ser voltadas tanto para a internet quanto para o marketing tradicional e isso será definido de acordo com os objetivos.

  • Montando um cronograma

Cada ação ou campanha do plano de marketing para consultórios médicos deve ter uma duração, com a posterior avaliação dos resultados e as mudanças necessárias para a próxima. Fazendo o registro de tudo o que ocorre em cada campanha torna-se mais fácil encaminhar a seguinte. É importante ter em mente que um plano de marketing deve ser continuado, sempre revisado e atualizado para que possa trazer resultados efetivos.

Conclusão

A qualidade da implementação de um plano de marketing para consultórios médicos é de fato tão importante quanto a qualidade do planejamento em si para que se tenha realmente chances de um resultado bem-sucedido.

Enquanto a fórmula do sucesso aqui possa não corresponder exatamente à citação de Thomas Edison que diz:  “Ser um Gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”, é claro que a implementação eficaz de um plano de marketing bem concebido para consultórios médicos é pelo menos metade da batalha. Diferenças dramáticas no resultado de estratégias e planos de marketing semelhantes ou idênticos, executados em situações semelhantes ou idênticas, reforçam esta realidade.

Por isso, consulte profissionais especializados em marketing para divulgar seu consultório médico, pois estes profissionais são capazes de montar a melhor estratégia de marketing para o seu negócio e são capazes de implementar tais estratégias de forma eficiente, de modo a garantir os resultados tão almejados.

Até a próxima!

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