10 coisas que você não aprendeu na faculdade sobre Marketing para Clínicas Médicas!

Nos últimos anos vem crescendo o número de clínicas médicas no Brasil e isso ocorre pelo fato de o brasileiro ter um espírito empreendedor, buscando cada profissional trabalhar por conta própria.

Para tornar-se um profissional independente, contudo, é preciso aplicar algumas técnicas de marketing para clínicas médicas, atraindo maior número de clientes e podendo desenvolver e ampliar sua empresa,

O marketing para clínica médica pode ser feito de diversas formas, lembrando sempre que, a exemplo de algumas profissões, como, por exemplo, a de advogados, deve seguir alguns critérios particulares.

Grande parte dos profissionais médicos que abrem consultórios e clínicas médicas encontram situações complicadas, onde o atendimento dos clientes não cobrem os custos da empresa. E uma das maiores dificuldades está exatamente na atração de pacientes para seu empreendimento.

Por isso, algumas perguntas permeiam a mente dos médicos empreendedores, tais como:

  • Como atrair pacientes para a minha clínica médica?
  • Posso utilizar o marketing para clínicas médicas para divulgar e destacar a clínica em meio a tantas outras no mercado?

Neste artigo vamos falar sobre essa prática, especificamente, mostrando como os profissionais de medicina podem utilizar estratégias de marketing para clínicas médicas e conseguir atrair mais clientes/pacientes para seus serviços:

        1- O marketing para clínicas médicas exige profissionais qualificados

O primeiro ponto a entender é que para cada área existe um tipo de profissional qualificado. Os médicos conhecem sua área e podem prestar atendimento aos que o procuram, resolvendo problemas relacionados à saúde. Para a criação de estratégias de marketing para clínicas médicas realmente eficientes é necessário a participação de profissionais especializados em marketing. Portanto, para que a divulgação de sua clínica médica seja precisa e efetiva é necessário buscar ajuda de profissionais dessa área.

         2- O marketing para clínicas médicas deve seguir o código de ética

Para uma estratégia efetiva de marketing para clínicas médicas, é necessário que os profissionais conheçam o código de ética dos profissionais médicos, que estabelecem determinadas regras para a divulgação dos serviços prestados. O código de ética, por exemplo, determina que o médico não pode fazer propaganda sensacionalista, ou seja, não pode confundir ou constranger o paciente. Conhecendo o código de ética médico é possível se fazer um marketing adequado e eficiente para sua clínica médica evitando qualquer punição por parte do CFM – Conselho Federal de Medicina.

        3- Marketing para clínicas médicas na internet

A presença na internet é essencial nos tempos atuais para qualquer empresa e uma clínica médica não foge disso. A internet é extremamente importante para a clínica ser encontrada por pacientes em busca da solução de algum problema. A clínica médica pode montar um site que permita ao paciente entrar em contado com facilidade, com algumas funcionalidades para o paciente, como um chat ou um agendamento de consultas.

        4- Marketing de conteúdo para os pacientes

A maior inovação da internet em termos de marketing é a produção de conteúdo relevante. Os usuários gostam de conhecer e de saber sobre tudo e sobre todos os assuntos. Oferecer conteúdo relacionado à atividade da clínica médica e que resolvam a “dor” de seus pacientes é uma das melhores estratégias marketing para clínicas médicas.

        5- Consultoria médica como ação de marketing

Muitas vezes apenas postar bons conteúdos pode não solucionar os problemas que possíveis clientes possam ter. A disponibilização de um meio de comunicação onde o paciente possa se expressar, possa colocar suas dúvidas, é um meio de atraí-lo para a clínica médica. Criar um fórum no site é um meio de fazer marketing para clínicas médicas que traz excelentes resultados. Por isso, crie meios de interação com seus pacientes, responda suas dúvidas e crie um relacionamento com seu público alvo.

        6- Contato direto com os pacientes

O contato com os clientes através da internet pode mostrar a eles que o profissional que o atendeu está preocupado com sua saúde. Criar um canal de contato através de e-mail – já que saúde é um assunto confidencial – irá criar mais confiança no paciente e maior fidelização para a clínica médica. Um simples e-mail nos dias seguintes à consulta e ao início do tratamento pode criar essa fidelização.

        7- Marketing para clínicas médicas nas redes sociais

O site é apenas uma parte da presença digital da clínica médica. Além do site, pode-se criar uma fanpage nas redes sociais, possibilitando maior proximidade entre a clínica médica e os pacientes. A fanpage em redes sociais pode ter postagens de dicas de saúde relacionadas à especialidade da clínica, o que vai fazer com que os seguidores comecem a manter sua clínica na memória. Atenção, no entanto: é preciso ter uma fanpage e não um perfil, já que a fanpage permite funcionalidades diferenciadas, permitindo maior contato com os clientes.

        8- O marketing para clínicas médicas exige uma marca forte

A marca é importante para a clínica médica, principalmente para mostrar confiança e para ser lembrada por todos. Para um médico, os serviços e o atendimento devem ter prioridade, já que é isso que vai mexer diretamente com a confiança e com a percepção dos pacientes. Uma clínica médica deve evitar nomes estranhos, cores carregadas ou logotipos que não estejam associados à especialidade. É importante também investir em impressos, como receituário, envelopes, pastas, com um logotipo que reforce a marca da clínica médica.

        9- O melhor marketing para clínicas médicas: bom atendimento

Excelência no atendimento, com atenção diferenciada para os pacientes, contato após a consulta, lembretes através no whatsapp ou sms antes de uma consulta, tudo são detalhes que tornam a clínica médica diferenciada no seu meio. São estratégias que fortalecem a imagem da clínica e transmite maior confiança aos clientes. O atendimento inadequado é a primeira forma de espantar clientes e, quando a clínica ganha reputação, consegue manter a fidelidade dos clientes.

       10- Marketing para clínicas médicas com o relacionamento

Mesmo em meio a tanta tecnologia oferecida pela internet e pelos meios de comunicação, ainda temos uma das técnicas mais eficazes de marketing para clínicas médicas: o bom relacionamento com os clientes e a propaganda boca a boca. Quando se segue as dicas acima, se mantém um excelente atendimento, cria-se condições para o bom relacionamento e, quando se tem um bom relacionamento, tem-se pessoas que elogiam a clínica médica. A equipe de atendimento deve ser bem treinada, para dar toda a atenção necessária aos clientes, principalmente porque, quando procuram a clínica, estão mais sensíveis e precisam de cuidados especiais.

Conclusão

Mesmo dentro da rigidez da ética médica com relação ao marketing para clínicas médicas, é possível aplicar boas estratégias para divulgação. Se você está precisando aumentar o número de pacientes, procure por profissionais de marketing especializados e exponha seus problemas e anseios. Certamente você encontrará a melhor solução.

Nós podemos te ajudar com este e outros assuntos, referente a gestão, finanças e contabilidade para clínicas médicas. Venha tomar um café conosco, será um prazer receber você!

Até breve!

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