Mantenha um modelo seguro de contabilidade na sua empresa

Em meio ao crescimento desenfreado do mercado, onde cada vez mais empresas mergulham no mundo do empreendedorismo, buscando a realização financeira nos seus negócios, fica evidenciada a necessidade de utilização de estratégias para se manter ativa e competitiva em meio a essa imensidão.

Quando se fala em estratégias de sobrevivência, logo vem à cabeça investir em estratégias de marketing para ganhar o público e sair à frente da concorrência. Mas na realidade, essa linha de raciocínio é apenas uma das partes mais importantes da real necessidade.

De nada adianta ganhar o público, vender bem, porém, não saber administrar de modo correto o financeiro e a contabilidade de sua empresa. Deste modo, é necessário saber administrar principalmente as contas e assim, evitar cair nas armadilhas contábeis e ver todo o seu negócio ir por água abaixo.

A contabilidade como estratégia de negócios

A contabilidade é muito mais que entradas, saídas e demonstrativo do resultado.

Ela tem a função de checar a saúde financeira da empresa em modo de controle de registros de movimentações financeiras, prestação de contas das exigências fiscais e legais do País, além de ser especialmente importante na tomada de decisões de modo estratégico, como por exemplo, no estímulo ao estudo de novos investimentos e aplicações.

Através de uma contabilidade estratégica, a empresa pode também maximizar seus lucros de modo a reduzir a tributação a ser paga, e isto se faz com planejamento tributário. 

Uma gestão contábil equivocada pode trazer graves problemas à saúde financeira da sua empresa

Se uma empresa sobrevive de lucro, logo a contabilidade é a ferramenta ideal para análise da vida produtiva da mesma.

Como vender se não tiver fluxo de caixa e capital de giro para produzir?  Analisando por este ângulo fica clara a importância da análise contábil. Logo, se a mesma for ineficiente, os erros nos registros podem trazer prejuízos irreparáveis para uma empresa.

Qualquer erro do setor contábil de uma empresa, pode levar a prejuízos no seu faturamento, principalmente se estes erros estiverem relacionados ao FISCO.

Fuja da insegurança, adote um modelo seguro de contabilidade

Manter um modelo seguro de contabilidade é nada mais que evitar os problemas. Algumas falhas mais comuns nesse modelo tornam a contabilidade de uma empresa insegura, como por exemplo:

1- Não identificar a importância de um contador

Algumas empresas, principalmente as iniciantes se sentem confiantes em administrar seu próprio negócio, de modo a apurar financeiramente todas as entradas e saídas.

O grande problema é que essas empresas geralmente são as mais propensas a erros, exatamente por este motivo. Falhar no setor contábil pode fazer o pequeno negócio estagnar, além de gerar prejuízos e comprometer o orçamento.

Deste modo, é inegável a importância de um profissional qualificado, o contador, para apuração da contabilidade da empresa.

Este profissional com certeza tem maior preparo para auxiliar no seu negócio de modo eficiente, coisa que um empresário por mais dedicado que seja, se não for do ramo, pode prejudicar o próprio negócio.

2- Descartar os comprovantes dos gastos

Eis aí registros importantes para a contabilidade de qualquer pessoa, ainda mais se for uma empresa. Como controlar aquilo que não se registra?

Deste modo qualquer comprovante de gasto, por menor que seja o valor, precisa bater com as contas no fim do mês.

É necessário manter a disciplina de guardar todos os comprovantes de modo a contabilizar tudo perfeitamente no período.

3- Descuidar dos apontamentos do fluxo de caixa

Do mesmo modo que há necessidade de fidelidade em armazenamento dos comprovantes dos gastos, os apontamentos no fluxo de caixa são imprescindíveis para contabilização das entradas e saídas. Pequenos descuidos podem ser cruciais para o faturamento.

4- Deixar de emitir notas fiscais

Deixar de emitir as notas fiscais dos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa pode constituir sonegação fiscal e acarretar multas que podem vir a prejudicar a saúde financeira da empresa.

Mesmo acreditando obter lucro por não emitir em algum momento as notas fiscais, ou ainda emitir com valores diferentes do que realmente está sendo ofertado, pode trazer graves consequências para o empreendimento e sair muito mais caro que o imposto que seria pago.

Sendo assim…

Manter um modelo seguro de contabilidade para sua empresa é a sua maior estratégia de negócios, pois você terá segurança de que a sua empresa estará com a saúde financeira estável!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *