Gestão Financeira da sua Clínica Médica

Um procedimento indispensável para o sucesso do seu consultório!

A quantidade excessiva de operadoras de planos de saúde , combinado com a crise econômica que o nosso país vem enfrentando,  faz das cobranças dos valores de consultas dos pacientes um desafio crescente para as clínicas médicas. Por isso a gestão financeira da sua clínica médica é fundamental diante do cenário complexo que se apresenta para o sucesso do empreendimento!.

Quando se fala em finanças, muitos empreendedores têm certas dificuldades. Por isso é essencial ter entendimento sobre o que é preciso fazer para manter uma gestão financeira da sua clínica médica eficiente, de modo a  ter uma visão holística de toda a gestão administrativa operacional do consultório.

Muita atenção aos impostos!

Quem não quer ter problemas com a gestão financeira de sua clínica médica, precisa estar atento aos impostos. Para quem deseja abrir uma clínica médica e não possui muitos conhecimentos a respeito, essa questão dos tributos pode ser um grande enigma.

Muitos empreendedores acabam pagando mais, porque não tem esse conhecimento, e por não possuírem conhecimentos contábeis, acabam tendo que arcar com multas e juros. Consequentemente descapitalizam seu caixa, o que pode ser péssimo para o negócio.

Veja bem, assim como nenhum profissional e empresa são iguais, a tributação também não é, já que existem regimes tributários diferentes. Ou seja, há o modelo para empresa individual, há o modelo para sociedade simples, para sociedade limitada ou ainda para a empresa individual de responsabilidade limitada. Portanto, o valor de cada regime e faturamento implicará no total a ser pago.

É importante que o empresário ou responsável pela gestão financeira de sua clínica médica esteja ciente de que, caso o faturamento altere, também será preciso se planejar uma mudança de regime tributário, por isso ter um contador como aliado na gestão de seu consultório, é tão importante.

No entanto, para ter a gestão financeira de sua clínica médica eficiente e uma contabilidade eficaz,  você precisará:

Ter descrito todas as transações financeiras que foram realizadas pela clínica médica, incluindo todas as receitas e despesas de cada mês. Alguns médicos pensam que somente as transações de alto valor é que são importantes, mas isso não é verdade. Qualquer tipo de transação feita, mesmo que pequena, deve ser registrada.

Isso quer dizer que, seja a compra de uma caneta para assinar receitas ou as demais despesas da clínica, devem ser todas criteriosamente registradas.

Conhecer os custos da hora, faz toda diferença na gestão financeira da sua clínica médica

Não é possível estabelecer valores e principalmente repassar essa informação para os pacientes, se o empreendedor não conhece os custos que envolvem o trabalho da clínica.

Portanto, o cálculo deve ser feito dividindo o valor de todas as despesas que são fixas, como conta de energia, conta de água, salário, pelas horas de atendimento. Somente dessa forma é possível saber o quanto é preciso cobrar pela hora da clínica. Controlar os custos/hora é fundamental para que a gestão financeira de sua clínica médica seja eficiente!

Relacionando a projeção dos gastos e dos lucros

Se os gestores da clínica médica tiverem total conhecimento da sua situação financeira atual, os mesmos terão maior condição também de avaliar o futuro da empresa. Será necessário, portanto, projetar as estimativas de gastos e do lucro para os meses seguintes. Dessa forma, será avaliado o crescimento da clínica e o acúmulo de reservas, de modo que, ao aumentarem as despesas, se possa ter equilíbrio e capital de giro suficiente para suportar o momento. Este aporte garante uma visão positiva da gestão financeira de sua clínica médica.

Demissão de funcionários, décimo terceiro salário, férias, entre outros, são apenas algumas situações que afetam o caixa do negócio. E por isso, ter uma gestão financeira da sua clínica médica,  e uma contabilidade efetiva, será capaz de reduzir os impactos negativos.

Por isso é necessário conhecer…

A importância de se fazer a gestão financeira da sua clínica médica

Será a partir da adoção de uma gestão financeira que sua clínica médica terá a capacidade de lidar com diversos resultados, seja para melhorar, corrigir, ampliar ou reduzir os custos.

Considerando a falta de tempo da maioria dos médicos ou a falta de experiência com questões gerenciais e também administrativas é que se faz necessário ter um plano bem elaborado para não se perder no desenvolvimento de todo o trabalho que precisa de muita atenção e dedicação.

Para um consultório médico ficar bem, financeiramente falando, é preciso ter controle das receitas, das despesas, do fluxo de caixa e ser conhecedor do faturamento total. Sendo assim, é indispensável a contratação de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para clínicas médicas.

Estamos aqui para sermos os seus maiores aliados doutor! Venha nos consultar!

Até breve!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *