COMO MONTAR UMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA: ESTRATÉGIAS EFICIENTES DE MARKETING ODONTOLÓGICO

Marketing é a chave para o sucesso de qualquer negócio, e as clínicas odontológicas não são exceção. Para uma clínica odontológica crescer, um único dentista deve atender de  24 a 50 novos pacientes todos os meses.

Para atrair novos pacientes, uma clínica deve oferecer produtos competitivos a preços igualmente competitivos, juntamente com serviços convenientes de muita qualidade, todos apoiados por um sólido plano de marketing odontológico. 

No nosso 11º post de nossa série: COMO MONTAR UMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA, vamos falar exatamente sobre  6 estratégias de marketing odontológico muito eficientes para que sua clínica seja um sucesso.

Aqui estão algumas estratégias de marketing odontológico que você pode testar:

  1. Presença online (VOCÊ DEVE TER)

Eu sei que é óbvio, mas, por favor, qualquer estratégia de marketing odontológico por mais básica que seja, inclui ter uma presença on-line. Vamos detalhar algumas peças chave que não podem faltar em uma estratégia de marketing odontológico bem estruturada.

  • Peça Chave 1: Website –  Não vamos detalhar muito , mas você sabe que você precisa de um site para sua clínica odontológica. Mesmo que você não concorde, lembre-se – É melhor ter algo ao invés de nada.

As pessoas vão procurar por clínicas odontológicas no Google, e você quer que elas te encontrem. Um site bem desenvolvido, além de fazer você ser visto, passará um conceito de experiência e idoneidade. E isso é tudo o que você precisa… Credibilidade!  

Certifique-se de que teu site tenha pelo menos o básico: Endereço, informações de contato, os tipos de serviços que você presta, e informações sobre você ou sobre a sua clinica. O ideal é que tudo isso seja pensado numa linguagem e identidade visual que alcance ao seu perfil de público alvo ideal.

Peça Chave 2: Search engine optimization (SEO)  – Muitas vezes você já deve ter se perguntado: O que é SEO? SEO é considerado por muitos o “Santo Graal” do marketing digital. SEO não é um conceito muito difícil de entender, a parte mais difícil de SEO é o comprometimento com as atividades que você precisa executar a longo prazo.

Aprender o básico vale o tempo investido. Fazer algumas coisas básicas vai fazer você se destacar da multidão. Uma compreensão básica de SEO irá ajudá-lo a utilizar todos os seus esforços on-line e off-line para tornar o seu site mais relevante para os motores busca, como o Google, por exemplo.

Se você estiver realmente interessado em aprender sobre SEO, leia este post: O que é SEO? Da Agência Mestre.

Peça chave 3: Perfis em Mídias Sociais –  Uma estratégia de marketing odontológico eficiente, que quer criar consciência em seu público alvo sobre a sua existência e autoridade sobre os serviços de sua clínica, não pode deixar de lado as mídias sociais, pode?

A cada dia as redes sociais provam ser das mais eficientes ferramentas de uma estratégia de marketing odontológico. Redes Sociais como Facebook, Twitter e Linkedin estão se tornando rapidamente alguns dos meios mais influentes para se criar consciência entre os pacientes em potencial. Dentistas e pacientes agora são capazes de se comunicar 24 horas por dia através dessas mídias de massa.

Se você decidir incluir as mídias sociais em sua estratégia de marketing odontológico, indicamos que comece com o Facebook. Esta é a mídia social onde com certeza seus consumidores estão, e se eles “gostarem” dos seus serviços, pode ter certeza, há uma grande chance de que eles compartilhem sua satisfação com seus amigos e com os amigos dos amigos. Logo, em bem pouco tempo, você será visto por milhares de pacientes em potencial. Isso é excelente, não é mesmo?

  1. Envolvimento Comunitário – Conheça Pessoas / Rede de relacionamento

Uma estratégia de marketing odontológico eficaz e que é comumente usada por muitos dentistas é simplesmente manter-se e manter a sua clínica popular em sua comunidade. Participe ativamente de várias atividades sociais em sua comunidade. Seja sempre simpático e útil aos seus vizinhos para que você possa ganhar a sua confiança e respeito. Desta forma, você sempre estará no topo de sua lista sempre que eles precisam de um dentista.

Veja bem, a indústria de cuidados e higiene bucal é um negócio que depende do fator: confiança. A maioria das pessoas só irá confiar a sua saúde bucal a alguém que sintam que conhecem pessoalmente ou a alguém que tenha uma boa reputação em sua comunidade.

  • Patrocine uma pequena equipe de esportes local
  • Patrocine algum evento social da comunidade
  • Realize trabalhos voluntários em sua comunidade, como um “day clinic odontológico”, totalmente gratuito, onde você e sua equipe realizarão análises e pequenos procedimentos visando a melhora da saúde dos participantes.
  1. Clientes Referência – Use seus pacientes para obter novos pacientes

Tenho certeza que você já sabe o poder das referências, do chamado marketing boca a boca. Esta é uma estratégia de marketing odontológico que não pode ser deixada de fora desta lista. Algumas pequenas clínicas até conseguem algum crescimento sem este tipo de estratégia, porém, as mesmas não conseguem mensurar o potencial de crescimento do empreendimento.

A criação de um programa baseado em incentivos, torna o rastreamento de clientes e referenciadores 10x mais fácil. 

Usando um serviço como  http://referralrock.com  você pode facilmente configurar um programa e controlar  todos os resultados . 

  1. E-mail marketing – Lembre-os que você existe

Conseguir uma lista de e-mails de seus potenciais pacientes vale ouro. Endereços de e-mail são uma linha direta de comunicação para empresas que desejam prosperar os seus negócios. Você pode começar a criar esta lista deixando claro aos seus pacientes que sua intenção é ajudá-los com dicas de higiene e saúde bucal, e também para envio de lembretes de consultas e agendamentos.

Não pratique SPAM. Somente envie aos seus pacientes informações realmente relevantes, pois é importante que você mantenha uma imagem de confiança.

O objetivo é lembrá-los que você está sempre ali, à disposição deles. Fale sempre sobre coisas relevantes (e guie-os de volta ao seu site), Isto aumenta a frequência e consequentemente a relevância do seu site junto aos motores de busca.

Fale sobre:

  • Seu envolvimento em ações comunitárias;
  • Dicas de higiene e tratamentos bucal;
  • Histórias sobre como uma boa saúde bucal mudou a vida de seus pacientes ( com sua permissão, e respeitando os princípios do Marketing para Médicos).

O e-mail marketing é realmente uma das melhores estratégias de marketing odontológico para sua clínica.

  1. Junte-se à sua comunidade on-line

Onde quer que você se localize, existem fóruns locais que você pode participar e grupos em mídias sociais para discussões sobre saúde bucal. Faça uma pesquisa sobre “cidade + fórum” e estas pesquisas o guiarão para um fórum onde você poderá interagir com as pessoas de sua comunidade e construir um relacionamento com os mesmos. Isso ajudará a construir e/ou melhorar a sua presença online.

Existem também grupos no Facebook, grupos no Linkedin e comunidades do Google Plus das quais você pode participar.

Seja útil e contribua com assuntos interessantes e relevantes em cada grupo que participar. Além disso, promova-se consensualmente, colocando o seu site em sua assinatura. É ótimo para o SEO de seu site.

  1. Marketing de conteúdo

Quando falamos em marketing de conteúdo queremos dizer: Crie um blog em seu site e publique muitos conteúdos relevantes para o seu público no mesmo. Se você é um empreendedor, e está lendo um conteúdo que lhe interessa, isto significa que você está conectado em nosso blog, correto?

Você pode fazer a mesma coisa e atrair visitantes para o seu próprio blog.

Para uma estratégia de marketing odontológico de conteúdo ser eficiente, você precisa ser muito consistente com a mesma. Deve ter disciplina em suas publicações, preparar conteúdos realmente relevantes para o seu público e mostrar que realmente você é uma autoridade em saúde bucal.

Conclusão

Essas 6 estratégias de marketing odontológico, quando implementadas de modo consistente e por profissionais especializados em marketing, podem realmente trazer um resultado sensacional para suas metas de crescimento.

Procure por uma agência especializada em marketing odontológico e tenha retornos extraordinários para os seus investimentos.

Muito boa sorte e até a próxima!

Não perca o próximo post: COMO MONTAR UMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA: QUAIS OS INVESTIMENTOS NECESSÁRIOS?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *