Contabilidade para Dentistas

Ao sair da universidade, a maioria dos dentistas já começa exercer sua função. No entanto, esquecem que independente se for trabalhar como autônomo ou abrir um consultório é necessário um planejamento financeiro e de gestão, para isso o profissional pode contar com a ajuda de uma contabilidade para dentistas.

Muitos não fazem ideia de como funciona a tributação da sua área. Por isso, é fundamental contar com os serviços de uma contabilidade para dentistas, pois ela possui uma equipe especializada no segmento e em todos os procedimentos necessários para abrir uma empresa e para exercer a profissão como pessoa física.

Outra dúvida dos dentistas recém-formados é: trabalhar como autônomo ou em consultórios odontológicos? Esta escolha depende de outras questões que estarão envolvidas, como despesas e faturamento, folha de pagamento, que será feita pela contabilidade para dentistas. Confira quais são as tributações para cada categoria:

Dentista autônomo: A contribuição é realizada pelo Imposto de Renda Pessoa Física. O procedimento mais simples, neste caso, é o registro no livro caixa, onde são lançadas as despesas.
Dentistas (pessoa jurídica) e consultórios odontológicos: Para essas modalidades existem dois tipos de tributação: Lucro Presumido e Lucro Real ou ainda o Simples Nacional que convém em alguns casos.

Contudo os dentistas podem optar por trabalhar das duas formas ao mesmo tempo para tentar reduzir a tributação dentro da lei. Porém, a aplicação vai depender do planejamento tributário, para isso é importante consultar uma contabilidade para dentistas.

O cotidiano de um dentista é muito movimentado e perder tempo com questões burocráticas pode vir a prejudicar a produtividade e comprometer a qualidade do serviço do dentista.

Portanto o recomendado é contratar uma contabilidade para dentistas para cuidar destas questões, pois possui entendimento tributário exclusivo para odontologia, o que ajuda a diminuir custos, cumprir prazos de contas e impostos e manter a administração do consultório regular.