Como montar uma clínica odontológica: A importância da Localização

Neste segundo texto da série como montar uma clínica odontológica, falaremos sobre a importância da localização de seu consultório odontológico. Porque a localização é um dos fatores determinantes para que sua clinica odontológica seja um sucesso?

Boa leitura!

Em se tratando da decisão quanto ao local onde a clínica odontológica será estabelecida, não há regras. Neste caso, o empreendedor que deseja se estabelecer em uma cidade ainda desconhecida, deve coletar dados e pesquisar sobre cidades promissoras e que se encontram em ascensão econômica. Geralmente, cidades interioranas que transitam entre o médio e o grande porte são ideais para o investimento na carreira odontológica, segundo profissionais engajados que procuraram locais com crescimento potencial para se estabelecerem.

Ao escolher uma localização para a sua clínica odontológica, o empreendedor deve se atentar quanto aos dados demográficos da cidade, a renda per capita, o crescimento populacional, a quantidade de profissionais lá estabelecidos e suas respectivas especialidades, além do custo de vida, para que não hajam surpresas capazes de abalar o planejamento previamente realizado. Recomenda-se visitas ao local antes da decisão ser tomada.

Uma vez escolhida a cidade, o dentista empreendedor deve partir em busca de seu “ponto-de-venda”, ou o local onde a clínica odontológica será estabelecida. Se o empreendedor desejar atuar em uma especialidade de alto valor agregado para o cliente, ou serviços mais caros dentro da odontologia (ex: estética), é certo que uma fatia da população com maior poder aquisitivo irá acessar esse serviço. Por isso, os cuidados devem ser redobrados quanto a escolha do bairro, do imóvel e seu estado de conservação, o atendimento de recepcionistas, a pontualidade de atendimento, a flexibilidade para abrir exceções em casos de necessidade, a acessibilidade do local, a conveniência de estacionamento, ar condicionado e outras exigências demandas pelo perfil desse público classe A e B.

Caso o empreendedor opte na oferta de serviços para a população das classes C, D e E, com serviços mais básicos (ex: clínica geral e pequenas cirurgias), suas necessidades são outras. Nessa circunstância, as prioridades do empreendedor devem estar focadas na quantidade de pacientes que são possíveis de ser atendidos durante o horário comercial. Uma vez que serviços mais básicos possuem menor valor, o profissional ganha no volume de atendimento, ou seja, quanto mais atender, mais rentável é a clínica. Para isso, é necessário que o empreendedor organize o estabelecimento com o mínimo de condições para a espera de seus clientes.

Uma tendência de mercado que vem crescendo é a locação/aquisição de espaços em estabelecimentos comerciais, como prédios de escritórios, centros comerciais, shoppings, etc., por terem um maior fluxo de pessoas com potencial de se tornarem clientes fidelizados. Regiões centrais também são valorizadas por concentrarem a maior movimentação de pessoas durante o dia. Locais com estacionamento acessível ou próximos a linhas de transporte público possuem vantagem por trazer mais comodidade àqueles que buscam qualquer tipo de serviço.

Excepcionalmente, a realização de pesquisas que estabeleçam um mapeamento do local onde o empreendimento será instalado, se faz fundamental. O dentista empreendedor deve conhecer profundamente seus concorrentes, se aproximar de seus fornecedores, além de obter informações estratégicas do local, como dados do mercado imobiliário local, eventos locais onde possa realizar a prospecção de clientes e a divulgação de seus serviços, além de mapear o perfil de seus pacientes para utilizar ações de marketing e publicidade com maior efetividade.

Viram como a escolha do local para montar uma clínica odontológica deve seguir critérios de acordo com o modelo de negócios pré-estabelecido em sua estratégia empreendedora? Esses critérios quando bem observados e seguidos à risca, são determinantes para que seu consultório odontológico tenha visibilidade e seja realmente um empreendimento de sucesso!

Não perca o próximo post da série: Como montar uma clínica odontológica: Exigências Legais e Específicas

Se você esta curtindo nossos posts, COMPARTILHE em suas Redes Sociais. Deixe também seus comentários, opiniões, dúvidas e sugestões sobre temas que gostaria de ler em nosso blog. Teremos um imenso prazer em interagir com você e publicar artigos que realmente sejam do seu interesse.

Até a próxima!

Fonte: SEBRAE

Leia também: COMO MONTAR UMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA: CONCEITOS INICIAIS E MERCADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *