Seu consultório odontológico está crescendo de forma rápida, isto é sensacional! Agora, imagine… ao invés de isso te deixar tranquilo, porque está finalmente tendo sucesso em seu empreendimento, você começar a perder o sono por causa de problemas em seu fluxo de caixa? Você já pensou sobre como anda a contabilidade do seu consultório odontológico?
Alguns erros simples de escrituração podem causar um efeito cascata que resultará em graves problemas financeiros para sua clínica. Sabemos que você é um especialista em seu ofício, e quando falamos em tratamento odontológico, ninguém melhor do que você sabe como tratar a dentição de seus pacientes para que tenham uma excelente saúde bucal. No entanto, para que você possa realmente ter tranquilidade para exercer a sua especialidade, você precisa do apoio de especialistas em contabilidade para manter uma Gestão Contábil precisa de seu consultório odontológico, o que vai lhe permitir compreender a verdadeira saúde financeira de seus negócios.
A contabilidade do seu consultório odontológico requer uma compreensão da prática no que se refere à fluxo de caixa, escrituração contábil, gestão financeira, planejamento tributário, etc .
Por isso, fazer a contabilidade do consultório odontológico é primordial, pois é ela quem poderá equilibrar as entradas e saídas de recursos em seu negócio. Mas, e aí… como anda a sua contabilidade?
Conheça algumas vantagens que você terá ao cuidar da contabilidade para o seu consultório odontológico
Despesas fixas e variáveis
A regra mais importante aqui, tem a ver com o equilíbrio das despesas fixas e variáveis. Ou seja, tudo o que for do consultório deve permanecer na conta do estabelecimento. O seu consultório odontológico, naturalmente, possui despesas com funcionários, materiais, equipamentos, impostos, e até mesmo com a sua remuneração. Portanto, saber mensurar todas essas despesas é essencial para identificar os custos fixos e os variáveis.
E o que seriam os custos fixos?
- Aluguel.
- Telefone.
- Salários.
- Energia.
- Água.
- Impostos.
- Condomínio.
- Etc.
E o que são os custos variáveis?
- Compra de materiais.
- Manutenção de equipamentos.
- Etc.
Gestão tributária e sua importância para a contabilidade do consultório odontológico
Se o dentista repassar todos os valores ao contador, poderá ter uma gestão tributária efetiva e adequada.
E como o consultório pode prosperar com essas ações?
O maior problema dos dentistas tem a ver com não estar atento ou não ter um acompanhamento adequado de todas essas despesas de seu consultório odontológico. Justamente, a gestão tributária estará para apoiar o empresário com o melhor regime de tributação, para que assim você possa economizar no pagamento de impostos e não gastar nada a mais que o valor necessário.
E como o contador pode ajudar?
Planejamento Tributário é o termo mais apropriado para elucidar o trabalho do contador. Este profissional será como uma bússola, posicionando o dentista empreendedor sobre as informações de sua empresa, evidenciando assim, sua situação financeira e econômica. Não basta apenas fazer a apuração de impostos e gerar guias de recolhimento, o contador deve possuir um papel-chave na construção na rotina de gestão de tributos, de modo a facilitar a vida do empreendedor do negócio.
A legislação tributária brasileira é complexa e o contador a conhece muito bem, por isso deve conscientizar seu cliente sobre as possibilidades, direitos e regras de nível tributário e contábil que ele deve seguir e pagar.
Portanto, quando você possui um suporte adequado na contabilidade para o seu consultório odontológico, consegue consequentemente, ter tomadas de decisões mais assertivas, conhecendo as vantagens e desvantagens de optar por cada caminho, expansão e atendimento.
É bem verdade que o Fisco é voraz e não perdoa. Portanto, uma tática para se manter seguro e não colocar o negócio no prejuízo, é justamente ter uma gestão tributária eficiente e assertiva. E isso se faz cuidando com carinho e atenção da contabilidade do seu consultório odontológico.
Além de todas essas ações, é preciso também estar atento a:
Onde o dinheiro está sendo desperdiçado?
Muitas vezes, o dentista empreendedor não percebe, mas está tendo gastos desnecessários na gestão de sua clínica. Com a ajuda de um contador , você poderá verificar onde está se excedendo, e assim ficará mais fácil para poupar e minimizar os desperdícios, que são tão prejudiciais à saúde do negócio.
A contabilidade do seu consultório odontológico pode não estar sendo efetiva
Será que você não está deixando passar nada? Será que incluiu tudo nas planilhas?
Com tantas responsabilidades e demandas, controlar e gerir tudo sozinho dá trabalho e exigirá muito esforço mental. Para calcular é preciso estar bem, do contrário, você não terá informações reais e consistentes, porque se equivocou, se sobrecarregou de responsabilidades e se perdeu na contabilidade de seu consultório odontológico. Por isso ter uma assessoria contábil é tão vital para o êxito de sua gestão.
Planejamento é fundamental
O sucesso das finanças e da contabilidade do seu consultório odontológico dependerá de um planejamento e também da conscientização dos gastos.
Sem o apoio de uma assessoria contábil, empreender fica complicado, já que para ficar tranquilo com as demandas, não é somente exigido equilíbrio físico, mas também mental.
Tendo então, esta consciência de que a contabilidade de seu consultório odontológico está sendo bem executada, fica mais fácil gerir, atuar, atender bem e prosperar, não é mesmo?!
E então, percebeu as vantagens de de você cuidar bem da contabilidade do seu consultório odontológico?
Até breve!
contabilidade do seu consultório odontológico, Consultório Odontológico, Gestão Contábil, Planejamento Tributário, gestão,