COMO MONTAR UMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA: DIVERSIFICAÇÃO/AGREGAÇÃO DE VALOR

A qualidade na oferta de serviços em uma clínica odontológica pode ser o diferencial competitivo do negócio, abrangendo desde o atendimento do cliente, a qualidade das instalações e equipamentos, as informações repassadas aos pacientes, até o ambiente, os preços e prazos de pagamento oferecidos e os dias e horários de atendimento.

A oferta diferenciada de serviços precisa ser feita sob medida para atender as necessidades e desejos principais dos clientes-alvo. São eles que irão orientar o processo de diferenciação dos serviços e produtos a serem oferecidos do negócio.

Assim, em nosso 14º artigo da Série: COMO MONTAR UMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA, os especialistas do SEBRAE tratam de algumas estratégias de diferenciação que podem agregar muito valor aos serviços prestados por uma clínica odontológica:

    1. O preparo dos funcionários pode proporcionar serviços mais precisos e eficientes. Um bom atendimento irá auxiliar na percepção de bons serviços dentários prestados, fazendo a diferença entre dois estabelecimentos.
    2. A abrangência dos serviços oferecidos e as especializações que serão atendidas na clínica podem ser um atrativo para a clientela. A clínica, sendo multidisciplinar, contando com serviços de vários profissionais em várias especialidades odontológicas, permite que o paciente seja tratado unicamente naquele ambiente.
    3. O ambiente da clínica como um lugar mais confortável e amigável, com amplos serviços de atendimento pode diferenciar sua clínica odontológica das demais. As instalações modernas, amplas e confortáveis, em uma localização privilegiada (boa visibilidade, acesso e estacionamento) pode conquistar a preferência dos pacientes. Da mesma forma, salas de atendimento com alto grau de sofisticação podem fazer a diferença para serviços de estética, implantodontia, etc.
    4. A utilização de equipamentos modernos e de qualidade podem transmitir maior qualificação aos pacientes.
    5. A contratação de profissionais reconhecidos e competentes ou que possuam notória qualificação acadêmica podem fazer o diferencial de seus serviços.
    6. As clínicas populares podem diferenciar das demais pelo baixo preço cobrado pelos serviços. Variedade de opções de prazos para pagamento dos honorários também podem diferenciar um estabelecimento pela possibilidade de negociação oferecida.
    7. Um sistema de educação voltado às necessidades dos pacientes transmite maiores cuidados e agrega valor aos serviços prestados. A prestação de serviços de orientação sobre saúde bucal aos seus pacientes pode ser uma estratégia que atraia pacientes ao negócio, já que saúde bucal é parte integrante da saúde total do nosso organismo. Cuidar dos dentes é uma tarefa que vai além da beleza e visa manter o resto do corpo saudável. Uma boca cuidada de forma correta previne inúmeras doenças e ajuda a manter uma ótima qualidade de vida. Assim, mais do que simplesmente tratar problemas bucais estabelecidos, a clínica pode trabalhar para preveni-los. A orientação à prevenção pode proporcionar serviços mais amplos e interessantes aos pacientes. Faça Isso através de um site bem construído para a clínica, um blog bem estruturado, redes sociais, e outros métodos de Marketing Digital .
    8. A manutenção de contato ao longo do tempo dos pacientes pode reforçar os vínculos com a clínica. A utilização de estratégias de relacionamento do tipo e-mails informativos podem ser meios de manter relacionamento com os clientes quando eles não estão em tratamento. O relacionamento amigável ao longo do tempo favorece a fidelidade e incentiva a propaganda boca a boca.

CONCLUSÃO

O conceito de diversificação e agregação de valor pode ajudar uma clínica odontológica a aprimorar suas funções essenciais. A agregação de valor é a base do serviço de atendimento ao cliente. Sem um forte compromisso com sua prestação de serviços aos seus pacientes, uma clínica odontológica terá dificuldades em atingir seu pleno potencial.

Saiba que seus pacientes, na maioria das vezes, julgam se uma clínica é boa ou não pela sua experiência durante suas consultas, tais como, a qualidade estética da clínica e a forma que o mesmo é atendido, desde a recepção até o profissional que executará seu tratamento.

Um excelente tratamento clínico, combinado com uma receptividade de serviços superior e um relacionamento pós consulta amplo e diversificado, é uma das melhores fórmulas para o sucesso em longo prazo de sua clínica odontológica!

Pense nisso e sucesso!

Fonte: SEBRAE

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