Como contratar uma boa recepcionista de clínica médica?

Uma boa recepcionista é uma das peças mais importantes entre os integrantes da equipe de saúde da clínica médica. Os profissionais de saúde contam com o seu trabalho, conhecimento e responsabilidade para manter um bom relacionamento com os clientes, para que os mesmos sejam bem acolhidos e que tenham a impressão certa da organização da clínica médica.

Por isso, é preciso saber como contratar uma boa recepcionista de clínica médica, procurando a pessoa certa para exercer a função, uma função que é de suma importância para que tudo transcorra dentro da normalidade na clínica. A recepcionista é o cartão de visitas, além de ser o principal meio de contato do paciente com o médico.

Além da recepção de clientes e da organização da agenda de atendimentos, a recepcionista também é a primeira pessoa a oferecer o contato para profissionais e fornecedores que visitam a clínica médica, devendo ser a pessoa responsável pela fixação da imagem e da reputação da empresa, fazendo da clínica uma referência.

Para contratar uma boa recepcionista de clínica médica, é preciso estar atento a todos os detalhes importantes da profissão, procurando aquela que possa trabalhar sem apresentar problemas e sim trazendo soluções.

A maneira certa para contratar uma boa recepcionista de clínica médica

A recepção da clínica médica é o melhor local para a captação e para a fidelização de clientes. Sempre que um cliente telefona ou entra na clínica para buscar informações, a primeira pessoa com quem mantém contato é a recepcionista.

Quando a clínica médica mantém uma profissional que saiba atender bem o cliente, que tenha simpatia e paciência, que seja competente em suas funções, a impressão que o cliente irá ter da clínica médica será positiva, mesmo antes de ser atendida pelo profissional médico.

Contudo, se o cliente é mal atendido, se tiver uma consulta desmarcada sem aviso, as chances de o cliente procurar outra clínica médica se tornam evidentes. Assim, contratar uma boa recepcionista de clínica médica torna-se uma necessidade das mais básicas para o profissional.

Veja como acertar na contratação de uma boa recepcionista para sua clínica médica:

       1-Faça a contratação através de uma empresa de recursos humanos

Muito embora seja necessário reduzir custos, principalmente quando se trata de uma clínica médica, optando por contratar alguém conhecido ou da família, contratar uma boa recepcionista de clínica médica exige a terceirização dos serviços.

A contratação de uma profissional para a recepção não é um trabalho simples, exigindo também qualificação de quem a contrata. Assim, é necessário procurar uma empresa de recursos humanos para fazer esse trabalho, lembrando que essa contratação não se trata de custo, mas sim de investimento para o futuro da empresa.

Contratar uma pessoa sem as devidas qualificações é gerar custos, principalmente quando se percebe que não é o profissional certo para o cargo.

Se o profissional não tem condições de ele próprio fazer uma seleção criteriosa de profissionais para a recepção, a empresa de RH poderá direcionar o processo. Uma empresa séria de recursos humanos irá fazer a seleção das candidatas, encaminhando para o médico apenas as que estejam qualificadas, dentro do perfil solicitado.

Assim, é possível economizar tempo e encontrar a melhor profissional, sem precisar justificar a não contratação da filha de um amigo ou conhecido.

      2-Na entrevista, analise as características pessoais

A partir do momento em que a empresa de recursos humanos filtrar as candidatas mais qualificadas, dentro do perfil solicitado, com a experiência e habilidades técnicas para o trabalho, o profissional médico irá entrevistar as candidatas.

Nessa entrevista é preciso dar atenção ao comportamento da candidata, analisando suas características pessoais e verificando se transmite a imagem que o médico deseja passar da clínica, como um local onde a prioridade é o paciente. Veja os principais atributos que uma recepcionista de clínica médica precisa ter para ser a escolhida:

       3-Cordialidade e educação

O atendimento de uma clínica médica exige que a recepcionista tenha boa educação, seja simpática e se mostre sempre disposta a ajudar. É necessário analisar durante a entrevista como ela estabelece sua comunicação, se é respeitosa, paciente e agradável para fazer um bom atendimento.

       4-Boa comunicação

Além de marcar consultas e passar todas as informações necessárias, a recepcionista também deve orientar os pacientes e, se não souber se expressar de forma clara e objetiva, poderá gerar confusões na comunicação. Durante a entrevista é preciso verificar se a candidata ouve com atenção as questões colocadas, se responde dentro do esperado sem fugir do tema, e se consegue se expressar de forma clara, sem precisar repassar a informação.

É necessário também analisar os termos que usa, se fala gírias ou usa jargões e chavões, que são atitudes que afastam qualquer cliente.

        5-Boa aparência

Uma boa recepcionista deve cuidar da aparência e, principalmente, mostrar-se uma pessoa higiênica, já que essa é a base para a imagem da clínica médica. Tratando-se de um local que cuida da saúde, a boa aparência é essencial para o trabalho de recepcionista, para manter a boa impressão da clínica médica.

        6-Fique atento ao período de experiência

Ao contratar uma boa recepcionista de clínica médica, mesmo com uma seleção criteriosa, existem determinadas coisas que só se vê na prática. A recepcionista deve ser uma profissional multitarefa, deve atender os clientes ao mesmo tempo em que marca consultas ou inserir dados no sistema.

Durante o período de experiência, o profissional deve estar atento para analisar se é realmente a pessoa adequada para a função.

        7-Faça um treinamento após a contratação

Depois da contratação que, como já dissemos, deve ser por um período de experiência, é preciso observar se tudo é feito de acordo com o que foi solicitado.

A recepção é um local que deve estar sempre limpo e organizado, deixando o cliente à vontade enquanto aguarda o atendimento e, para isso, a recepcionista deve ser proativa, oferecendo os meios para tornar a espera agradável.

É necessário também que a recepcionista goste do que faz, o que exige que esteja sempre motivada.

O profissional deve observar a postura profissional da recepcionista, se ela se comporta adequadamente, se não utiliza a internet ou o telefone para resolver assuntos pessoais, ou seja, deve se dedicar especificamente às suas funções.

Também é importante, durante o período de experiência, manter outras opções de candidatas. Assim, caso a candidata escolhida não tenha as características imaginadas, é possível convocar outra pessoa.

Como você acha que deve ser o perfil de uma recepcionista de clínica médica? Deixe seus comentários. Sua opinião é muito importante para nós!

Boa sorte na seleção de uma recepcionista e muito sucesso!

Até a próxima!

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