6 Valiosas lições sobre contabilidade que você não pode deixar de ler!

O mundo da contabilidade deixou de ser apenas uma obrigação das empresas para declarar seus movimentos financeiros à órgãos reguladores ou de fiscalização.

Na era do empreendedorismo, a contabilidade é uma estratégia de negócio, sendo o balizador da saúde financeira dos empreendimentos.

Atualmente os comércios varejistas ou até mesmo atacadistas têm trazido maior variedade de produtos dentro do seu segmento, aumentando o nicho de mercado a atender.

Com isso muitos empreendedores do ramo de restaurantes, padarias e até mesmo mercados, tem trazido mais novidades a seus clientes e com isso aumentando a oferta e a procura pelo seu negócio. Com esse dinamismo do empreendedorismo atual, a contabilidade também evolui e traz facilitações estratégicas para o perfeito desempenho destes.

Se você é um empreendedor e busca a melhoria contínua no seu negócio, não pode deixar passar essas 06 lições valiosas sobre contabilidade.

Vamos lá?

Lição 01: Tenha a contabilidade como um hábito

É importante criar um hábito para ter controle das finanças da sua empresa. Esse é o primeiro passo para a saúde financeira do seu negócio.

Ter controle sobre qualquer situação, principalmente a financeira, pode facilmente indicar os riscos futuros e as ações de tomadas de decisões tendem a ser mais assertivas baseada nos bons hábitos.

É essencial contabilizar tudo e realizar um bom gerenciamento do caixa, receitas e gastos.

Crie a rotina diária de gerenciar as finanças da empresa. Criar lembretes através da utilização de agendas, smartphones e e-mails se tornam práticos no dia a dia além de trazer comodidades a custo baixo.

Lição 02: Utilize da tecnologia para facilitar seu controle financeiro.

Com a variedade de produtos e a flexibilidade de desenvolver produtos de acordo com a necessidade dos clientes, ter um programa para controlar as ações diárias ajuda muito a acelerar a contabilidade de todas empresas, principalmente nesses segmentos.

Opte pela simplicidade e a segurança na hora de realizar a gestão da sua empresa, utilize um software que atenda as necessidades do seu empreendimento e que, principalmente, integre ao software de sua contabilidade.

Ter um serviço automatizado facilita muito o processo contábil.

Lição 03: Só contabilize contas da empresa

Um dos erros mais comuns da contabilidade é misturar os gastos pessoais com os da empresa, esta ação é muito séria, pois causa a perda do controle financeiro, se tornando um erro fatal para seu negócio.

Separe os gastos pessoais dos gastos de seu negócio. Essa é uma lição que pode fazer toda a diferença na hora de realizar a gestão contábil de sua empresa de modo a apurar seus custos e faturamento.

Lição 04: Tenha ajuda de um profissional

Empreendedores eventualmente acreditam que podem cuidar da contabilidade sozinhos, principalmente quando estão no início dos seus negócios.

Embora disponham de poucos recursos financeiros, é muito importante ter o auxílio de um bom profissional. Ele está apto a te indicar o que fazer e como fazer de modo a incidir o mínimo possível no bolso da sua empresa.

A Assessoria Contábil te auxilia em todas as movimentações financeiras, como por exemplo, prestar contas ao FISCO, além de ajudar no Planejamento Tributário, que de modo estratégico traz grandes benefícios para as empresas por deixarem de pagar impostos desnecessários.

O fato é que grande parte dos microempresários se arriscam cuidando da contabilidade e por não possuírem o conhecimento necessário para isso, acabam por colocar em risco a saúde financeira da própria empresa.

Lição 05: Organização é palavra de ordem na contabilidade de sua empresa

A organização é fundamental para qualquer segmento. Uma mesa cheia de papéis, pastas e documentos, além de assustar qualquer um, traz perda de tempo e tempo no mundo dos negócios significa dinheiro.

Além disso, pilhas de documentos atrapalham execução normal do trabalho. Exatamente por isso, algumas ferramentas simplificam o serviço e proporcionam maior controle de documentos como, por exemplo, os softwares de integração contábil.

Esse tipo de software possui um sistema de armazenamento em nuvem, onde os documentos ficam guardados em armazenamentos digitais, podendo ser acessados a qualquer momento, tanto por clientes quanto por contadores. Consulte seu contador à respeito.

Lição 06: Planejamento estratégico é crucial para uma gestão contábil eficiente

Que empresa vive sem recursos financeiros? Que recursos sobrevivem sem controle?

Não há fórmula mágica para crescer em qualquer negócio. É necessário ter total controle financeiro e contábil para tomar decisões importantes de como seguir no mercado. Deste modo, a contabilidade é aliada ao planejamento. Somente planejando através das informações contábeis é que a empresa sobrevive de modo economicamente sustentável.

A contabilidade tem papel importante no desenvolvimento de qualquer negócio. Se você quer sua empresa tenha um desempenho extraordinário, quando o assunto for finanças e contabilidade, basta seguir essas lições e certamente sua empresa estará definitivamente no caminho do sucesso!

Pense nisso e até a próxima!

Você vai gostar de ler:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *